Páginas

Nível Fácil

Leia também:

1.Introdução
Esta é a última parte do artigo sobre Chapada dos Guimarães. Será um post mais simples, pois apenas conhecemos um dos famosos mirantes de Chapada dos Guimarães. (mas lá há vários).

Aqui falaremos de 4 mirantes, mas nós conhecemos apenas 1 deles, efetivamente. Então só postaremos mais detalhes de 1 deles, mas falaremos do caminho até os outros 3, pois são caminhos batidos e conhecidos, as trilhas são inclusive visíveis pelo Google Earth.

Este post tem as seguintes seções:

1.Introdução

Atrativos : Mirante - Paisagem

3.Atrações
Mirante do Hotel
  É um dos famosos mirantes que existem próximo a cidade. É uma trilha rápida e fácil, com um visual bacana. É pago.

Outros Mirantes
 (não fomos conhecer, apenas ouvimos falar)
Mirante Morro dos Ventos (Pago)
   O Mirante mais próximo da cidade.

Mirante Alto do Céu (Grátis)
  Parece um interessante passeio, pelo que ouvimos falar.

Centro Geodésico (Grátis)
 Este é o mais famoso, um must de Chapada dos Guimarães. Nós só não fomos por problemas de logísitica no último dia, mas não deixe de ir.

4.Passeio
4.1.Resumo do Passeio
Todos os mirantes são fáceis de se chegar e damos as distâncias todos partindo da ROdoviária no entro de Chapada dos Guimarães. Em todos eles é possível ir de carro, bicicleta ou mesmo a pé.

4.2.Logística
4.2.1.Breve Descrição
Abaixo mostramos informações básicas a respeito dos 4 mirantes citados neste post.
As duas paisagens que tem trilha envolvida no passeio são o Mirante Alto do Cèu (que chega-se através da trilha da Matinha) e o Mirante do Penhasco, que tem um pedacinho de trilha (mas é bem pequenininho).

4.2.2.Trechos:

7,98km
Grátis
Asfalto
*As Distâncias informadas são apenas de ida.
*Para o mirante Alto do Céu, trata-se de distância de estrada + trilha (grande parte é trilha).
**Apenas o passeio para o Mirante do Penhasco possui uma pequena trilha (além dessa distância informada, que é de estrada).

Breve Descrição dos Trechos
A - Mirante Alto do Céu (Trilha da Matinha)
Atenção: nós não fizemos essa trilha. Deste post, é a única trilha que pegamos a partir do site Wikiloc.
Pelo que soubemos, parece ser uma trilha bacana, tradicionalmente feita de bicicleta.

B - Mirante do Penhasco
Fica dentro da cidade. Um pequeno trecho de estrada asfaltada até chegar ao Mirante. É fácil de chegar e bem conhecido. (mais abaixo falamos da parte de trilha desta paisagem).

C - Mirante Morro dos Ventos
Atenção: Nós não fizemos este passeio. Mas o marcado no mapa é facilmente visualizado pelo Google Maps.

O mirante mais próximo da cidade, é ainda mais simples do que o Mirante da Pousada Penhasco, pois não tem quase nada de trilha. Chega-se ao restaurante e vai-se no mirante. Não sabemos ao certo se é possível entrar no Mirante sem pagar. Sò sabemos que o mirante fica em frente ao restaurante.

D - Centro Geodésico

É com certeza  o mirante mais famoso da Chapada dos Guimarães (provavelmente de Mato Grosso inteiro). Se você tiver que escolher um, recomendamos este, mas é porque o mais tradicional mesmo (não sabemos dizer qual destes 4 mirantes tem a melhor vista!!! Só conhecemos 1, não conseguimos comparar).

Trata-se de uma área “sem dono”, existe alguma luta judicial sobre essa área, por isso ela não é cuidada por ninguem. É um lugar tranquilo, apenas atenção pois não há sinalização.

4.3.Trilha do Mirante do Penhasco
4.3.1.Descrição
Aqui apenas comentamos rapidamente a parte de trilha para o Mirante do Penhasco. (Não temos detalhes da trilha da Matinha, porque não a fizemos - único detalhe da Trilha da Matinha que temos é o .gpx encontrado no site wikiloc).

Trata-se de uma trilha pequena simples e sem problemas. A trilha fica dentro da Pousada, muito bem demarcada e sinalizada. Não tem erro.

O único ponto de atenção que merece ser mencionado é que nessa pequena trilha, chega-se em uma clareira bem cuidada e que pode confundir o visitante (ele pode achar que esse local já é o ponto final do mirante - o que seria bem sem graça, porque apesar de estar bem cuidado, ali ainda não é muito bom pra ter uma boa visão da paisagem). É preciso continuar descendo - há uma plaquinha informando, mas os desavisados podem ficar meio perdidinhos). Continue descendo até chegar a passarela de madeira.

4.3.2.Ficha Técnica da trilha:
Sinalização da Trilha
Preço
R$5,00
Elevação - ganho (só na ida, na trilha)
-170m
Sombra durante a trilha
grande parte
Obstáculos
Nenhum
Precisa de Guia ou GPS?
Não.
Passagem por rio
*O destino não é contabilizado como ponto de água.
*O preço se refere apenas a parte da trilha (parque, propriedade particular, etc. Não inclui preço da logística).
*A distância se refere apenas a parte da trilha (não inclui a parte da logística (asfalto))

4.4.Mapas

View Larger Map

5.Glossário - Desambiguação

Os nomes dos mirantes são conhecidos, alguns deles, por nomes diferentes. Segue uma lista para desambiguação.
  • Mirante do Hotel - Mirante do Penhasco (localização - dentro da área da Pousada Penhasco)
  • Mirante Morro dos Ventos - Mirante do Restaurante (O Restaurante chama-se Morro dos ventos)
  • Miranto Alto do Cèu  - Mirante Ninho de Águias Trilha da Matinha (o Mirante fica próximo a um aeroporto, que se chama Ninho de Águias - muitos se referem a este mirante como “Trilha da Matinha” também, o destino é o mesmo)

6.Dicas
  • Todos os mirantes citados são recomendados fazer de bike. (há inclusive ciclo-vias na cidade!)
  • No Mirante do Penhasco, “explore” a passarela de madeira, pois ela é bem extensa, e pode inclusive te conectar ao restaurante do local.
  • Se tiver com uma graninha plus , vá ao mirante na hora do almoço, pois poderá ir no restaurante chique de lá, que fica dentro do mirante.
  • Se tiver que escolher apenas 1 dos 4 mirantes citados, sugerimos o Centro Geodésico, bem… porque é o mais famoso mesmo! (nós não o conhecemos)

7.Downloads
Mapa XXX

8.Relato, Fotos e Vídeos
Era meu último dia na Chapada e eu ia fazer o Passeio das 7 Cachoeiras. Mas também queria fazer o Centro Geodésico, o ponto mais famoso de toda a Chapada! Então o dia ia ser um pouco corrido.

Mas fiz o passeio das 7 Cachoeiras bem (apesar que no final dele eu dei uma corrida). Acabei conseguindo uma carona do Parque até a Chapada dos Guimarães. Daí, lá no centro, fui direto para a loja de bicicleta alugar a bike para rumar para o Centro, mas….
Péeee!

Chegando lá me dão a triste informação que TODAS as bicicletas estão alugadas.  Frente a isso, pergunto onde ficaria outra loja pra alugar bikes mas… eles me dão outra triste notícia:

“iii, é só aqui que aluga mesmo!”

Eu desconfio que é papo e começo a perguntar em vários lugares onde se aluga bicicleta mas…. realmente, todo mundo falava confirmando que o único lugar ela mesmo!

Meio desesperado eu vou então até o albergue (que ficava a 2km de distancia do centro), porque a dona do albergue poderia me alugar a bike dela, a salvação! maaas……

chego lá e o albergue está fechado (ninguém lá!) [é prque eu disse que iria chegar no fim da tarde e eu era o unico hospede no momento].

Eita! Eu até cogitei ir a pé (correndo) mas, realmente, mesmo assim ia ficar beem pesado e com horário apertado (eu perderia o ultimo onibus para Cuiabá!) ENtão tive que abrir mão do Centro Geodésico para ir no Mirante mais próximo que tinha noticia por ali, com certeza aberto (O Morro dos Ventos eu não sabia se estaria aberto no meio da tarde) então fui no Mirante do Penhasco.

Fui andando de boa, sem correr, porque era bem próximo. Não tem estrada de terra, é tudo pelo asfalto dentro da cidade mesmo. Seria ótimo ter feito tudo aquilo de bike, ia ser rapidissimo, caminho pra lá tinha ciclo-via e era bem plano. Mas fui andando de boa, sem sofirmento até chegar tranquilo ao Hotel.

Atendem bem no Hotel, você paga uma taxa de R$5,00 para ir ao mirante e anda o restinho da trilha (aí sim, estrada de terra + trilha) até chegar ao mirante, que é muito bem cuidado e bonito.

From Chapada dos Guimarães - Mirantes

Não é uma vista 5 estrelas, super sensacional, mas é muito bonita sim e dá pra tirar muitas fotos. Também tem que se dar um crédito que eu naõ tive a sorte em estar em um dia super limpo, o dia estava um pouco encoberto, mas mesmo assim deu pra ter uma vista legal. O mirante é todo feito em madeira, a madeira estava nova e bem sinalizado. FIquei lá contemplando a paisagem e eu estava sozinho (em uma plena quarta feira) e fui embora depois de cerca de meia hora.

Escada no Mirante do Penhasco

Voltei tranquilo e sem correr e comprei minha passagem para volta para Cuiabá. No fim do dia teve uma neblina GIGANTE na cidade toda que durou até o onibus chegar (E mais um pouco). Menos mal que foi ao fim do passeio  e não atrapalho a visita aos outros atrativos :)