Páginas

Cachoeira Primavera, Cachoeirinha e Serrano - Chapada Diamantina

Cachoeira Primavera, Cachoeirinha e Serrano
Chapada Diamantina, BA

Leia as outras partes deste artigo:
Chapada Diamantina - Cachoeira do Sossego + Ribeirão do Meio - (Parte 4)

Introdução

Este post tem as seguintes seções:

1.Placar do Passeio 2.Atrações 3.Trilha 3.1.Breve Descrição 3.2.Ficha Técnica da Trilha 3.3.Detalhes da Trilha 3.4.Tabela DTE (distância-tempo-elevação) 3.5.Pontos de Referência da Trilha 3.6.Mapa 4.Simulação TP do Passeio 5.Glossário 6.Placar das Atrações 7.FAQ 8.Dicas 9.Download d Mapas 10.Relatos, Fotos e Vídeos

1.Placar do Passeio
Caldeirões (Serrano)

2.Atrações
Cachoeira Primavera
 Pequena cachoeira - a mais próxima da cidade de Lençóis. É bonitinha, mas é uma cachoeira sem poço.
  Descrição atração + diferencial + razão do nome

Cachoeirinha
  Trata-se de um ponto intermediário, alcançado um pouco antes de chegar na Cachoeira da Primavera. Possui um poço pequenininho, mas muito singelo  e bom de se relaxar. Como é fácil de se chegar e raso, pode ser bastante disputador em épocas de alta na cidade - inclusive para crianças.

Caldeirões - Serrano
  Trata-se de um atrativo passageiro - você vai passar por aqui obrigatoriamente. É uma parte do leito do rio, que tem vários “buracos” que eles chamam de Caldeirões. É por esta região que também fica o Salão de Areais.

Salão de Areias
 Nós não chegamos a visitá-lo, então não sabemos detalhes. Mas nos contaram que é um lugar onde  tem areias de várias cores diferentes. Achamos que não é naada demais (pelas poucas fotos que vimos) mas de repente vale a pena dar uma passadinha rapidinho aqui (fica do lado dos Caldeirões). Obs:  Nós não marcamos esse ponto no mapa, porque não temos certeza da localização.

Poço do Paraíso
Sabemos que há pelo menos mais esse famoso poço próximo a Cachoeira, mas não  sabemos dizer sua posição exata (nós só ficamos sabendo desse poço depois que fizemos a trilha). Mas ele está por aí, nessa área.

3.Trilhas
3.1.Breve Descrição
Como trata-se de uma trilha que dá pra começar direto de Lençóis, não é necessária nenhuma “logística” (condução, carro, van, guia) para esta trilha. Esta é uma excelente trilha pra se fazer por conta própria e caso você  tenha pouco tempo disponível em um dia (ou caso decida descansar de manhã e fazê-la a tarde), pois é curta e dá pra curtir um pouco no pocinho da Cachoeirinha.

A Cachoeira Primavera não tem nada demais.. é legalzinha, mas não tem poço, então você vai ficar, provavelmente, pouco tempo nela.

Entretanto, há, no caminho, a Cachoeirinha, que é uma quedinha bem pequena e fraquinha, mas que tem um pocinho bom de nadar.

A trilha é sempre subida, mas uma subida amena - não tem subidas fortes.

3.2.Ficha Técnica da trilha:
Ponto Inicial da Trlha
Preço
R$0,00
Duração (da trilha, ida+ descanso + volta)
3h a 4h
Distância Total (da trilha, ida + volta)
2,33km + 2,33km = 4,66km
Elevação - ganho (só na ida, na trilha)
208m
Não
Pontos de Água
Sim
*O destino não é contabilizado como ponto de água.
*O preço se refere apenas a parte da trilha (parque, propriedade particular, etc. Não inclui preço da logística).

3.3..Detalhes da Trilha
Parte 1 - Centro de Lençóis - Serrano
Distância: 1,13km
Tempo: 20min
Pontos Intermediários: Embrapa
Começa-se tranquilo do centro de Lençóis indo em direção ao Hotel Portal Lençóis (famoso Hotel). Deve-se tomar muito cuidado pra não seguir “o fluxo” e passar direto! Você deve virar na Empraba - que é um Centro de Tratamento de Água, a direita. Se você seguir direto, você TAMBEM vai encontrar uma trilha, mas é uma trilha muito mais longa (e que não tem cachoeiras nela) que leva até Vale do Capão.

Quando você vira a direita ainda é estrada (não é trilha ainda). Uma vez tendo virado a direita, logo logo a trilha vai começar. A estrada vai rareando, passa-se uma casinha meio que abandonada (pelo menos quando passamos estava fechada) e depois a trilha começa, sem erros.

É pouquinho até chegar aos Caldeirões do Serrano. Normalmente sempre tem gente por lá (gente lavando roupa, meninos brincando, ou tomando sol). Se estiver sem GPS, confirme as posições por aí (é o local da trilha onde você tem mais probabilidades de enconrtar pessoas).

Parte 2 - Serrano - Cachoeirinha
Distância: 490m
Tempo: 5min
A saída do Serrano até a Cachoeirinha pode ser meio confusa e enganadora. Sem GPS pode ser que você encontre alguma dificuldade em encontrar onde deve seguir. Não há placas, e o Serrano abre uma clareira grande, afinal, você está no leito do rio e não há marcas de trilhas sobre o leito do rio (obviamente). O melhor é perguntar pra alguém por ali onde seguir.

A triliha fica a esquerda do leito do rio (a esquerda dos caldeirões) - esquerda de quem estiver olhando para rio acima.

Depois de acertada a trilha saindo do Serrano, continue subindo, até chegar a Cachoeirinha.
Você pode curtir a Cachoeirinha tanto na inda quanto na volta (a volta é pelo mesmo lugar).

Parte 3 - Cachoeirinha - Cachoeira Primavera
Distância: 700m
Tempo: 15min
O pequeno resto de trilha entre Cachoeirinha e Primavera também não tem nenhum mistério. Apenas siga subindo pela direita da Cachoeirinha. VOcÊ passará por um paredão de pedras um pouco acima (pessoas costumam treinar escalada aí). Passado o paredão siga mais um pouco até chegar a Cachoeira.

É possível subir no cima da Cachoeira por sua esquerda. Apenas cuidado, que é um pouco íngreme.

3.4.Tabela DTE: (distância-tempo-elevação) - por parte
Parte
Distância (km)
Tempo (h)
Ponto Inicial
Elevação(m)  - perda (só na ida)
Elevação - ganho (só na ida)
1,13
20min
0,49
5min
Serrano
0,70
15min
Cachoeirinha
*A tabela DTE mostra as distâncias, tempos e elevações (perdas e ganhos) durante cada parte da trilha.
*As partes são definidas por convenção. Não existe divisão real entre elas.
*Os pontos inicial e final estão marcados no mapa disponibilizado neste post.

3.5.Pontos de Referência:
1,13
1,63
2,33
*A tabela pontos de refêrencia mostra os pontos que nós marcamos e achamos que são bons marcos para você se referenciar durante a trilha.
*A distância em km é cumulativa, isto é, a quilometragem atribuída a um ponto mostra quantos km você andou, até então, na trilha, ao chegar em tal ponto.

3.6.Mapa

09:40 - 10:20
Descanso e reconhecimento da Cachoeira
10:20 - 10:30
Trilha descendo e parando na Cachoeirinha
10:30 - 11:10
Descanso na Cachoeirinha
11:10 - 12:00
Trilha de volta para Lençóis (parando rapidamente em Serrano)
*Esta tabela é uma simulação, onde escolhemos a logística de nossa preferência e onde colocamos um tempo médio para os eventos.
*A duração dos eventos pode variar, dependendo das condições.

5.Glossário - Desambiguação
  • Caldeirões também pode ser chamado de Serrano. É que o local se chama Serrano, mas o mais famoso aí são os Caldeirões, então os nomes podem se confundir.

6.Placar das Atrações
Quesito
Primavera
Altura
5,5m
3m
É possível alcançar a queda?
Sim
É possível chegar ao topo da queda?
?
Queda livre ou Corredeira?
Livre
Pulabilidade
Solo do Poço
Areia
*Medida da altura confiável (baixo índice de erro)
*Dimensões do poço medido por aproximação, (Largura x Comprimento x Profundidade).

7.FAQ
Esse é o único passeio que dá pra fazer sem agência e sem carro, estando em Lençóis?
Não. Dá pra fazer a Cachoeira Sossego e Ribeirão do Meio também.

Aaah! Qual é o melhor passeio?
A cachoeira mais legal e com trilha maior é a Cachoeira do Sossego. A Primavera é um passeio bem mais light e a cachoeira é menor e sem poço. Mas é um passeio legal.

Precisa ou não precisa de GPS?
Não há sinalização para essa cachoeira, apesar de a Trilha ser simples. Mas ok, há possibilidade de não se encontrar a trilha, principalmente no ponto “Serrano” onde a trilha fica na clareira total, por causa do leito do rio. Mas provavelmente vai ter alguém lá no Serrano (nessa área) pra você poder continuar.

8.Dicas
  • Esta é uma trilha simples e que dá pra fazer por conta própria. Mas as agências também oferecem o passeio. Pode ser que sem gps você fique um  pouquinho na dúvida em 1 ou 2 pontos da trilha. Mas a trilha é quase sem erros.
  • A trilha não tem sinalização, é preciso ter uma boa ideia de onde é.
  • Boa trilha pra caso você  só tenha meio dia disponível.
  • Esta é uma trilha recomendada para crianças também, pois trata-se de uma  trilha fácil e tem um poço raso especial para elas. (Cachoeirinha).

9.Downloads de Mapas

10.Relato, Fotos e Vídeos

No nosso primeiro dia em Lençóis, chegamos de madrugada mas precisavamos dormir urgentemente, porque a noite no ônibus não era uma noite das melhores. Arrumamos um albergue no improviso (fomos no Albergue dos Duendes) e então tivemos uma ótima “noite” de sono, de 7 da manhã até as 11. Então nesse primeiro dia não tinhamos tempo pra fazer nenhum passeio de “grande porte”.

Eu tinha algumas cartas na manga,  como esse passeio para a Cachoeira Primavera. Então entramos em uma agência qualquer em Lençois e perguntamos informações sobre como chegar até aí. Como eu julguei que a trilha era muito simples eu nem mesmo coloquei as trilhas no meu GPS. Escutei as informações da atendente na agência  e então corremos, pra iniciar a trilha por volta das 14h.

Seguimos direto pela Embrapa e o Hotel chique que fica ali e começamos a subir a trilha.
Subimos subimos e subimos. E a subida não terminava nunca. E de acordo com o meu GPS já deveriamos ter chegado...

Sim, erramos. Deveríamos ter virado la na Empraba (esse ponto está marcado no mapa) mas ao invés disso seguimos direto, em uma boa trilha, mas que não levava a lugar algum. Na verdade, depois viemos a saber que se seguissemos essa trilha só mais alguns quilometrozinhos, chegaríamos nada mais nada menos do que a Vale do Capão, hehe. Sim, há uma trilha que liga Lençois a Vale do Capão sem passar por Fumaça , e é essa.

Mas como tinhamos noção do tamanho da trilha, conseguimos reconhecer o nosso erro e voltamos sem sucesso, nesse primeiro dia.

Então, visto que eu não podia subestimar tanto assim essa trilha - que era pra ser muito simples - joguei o track no gps para a próxima tentativa.

Decidimos fazê-la em um outro dia de “descanso” (quarto dia em Lençois). E dessa vez nos lembramos direitinho de virar na Embrapa (esse é um dos pontos que pode confundir).

Depois subimos tranquilos até chegar aos Caldeirões. havia bastante gente lá. Muita gente das redondezas fica lá, e havia inclusive muitas mulheres  lavando roupa. Por desencargo, perguntamos se estávamos no caminho certo, e nos apontaram a subida, pelo lado esquerdo do rio mesmo.
Caldeirões

Antes de chegar em Serrano.
From
 Cachoeira Primavera e Cachoeirinha

Uma das fotos dos Caldeirões

Logo depois dos Caldeirões essa parte da trilha pode confundir um pouco, mas com o GPS foi muito fácil.

Trilha logo após os Caldeirões
From Cachoeira Primavera e Cachoeirinha

Continuamos e logo chegamos a Cachoeirinha. Pelo menos desta vez que fomos (não sabemos se há épocas mais cheias) a cachoeirinha quase que não se vê. São pequenos filetes de água que caem na lateral. O atrativo mesmo aí é o pocinho singelo que a cachoeirinha forma, possiblitando um agradável banho.

Nós deixamos pra curtir a cachoeirinha na volta.

Seguimos então subindo. E, particularmente, eu achei que logo na hora de sair da Cachoeirinha é possível se confundir um pouco na trilha também, mas é só seguir pelo caminho mais pisado e trilha maior. Logo logo se chega a um paredão - onde parece comum praticar escalada. Nesse ponto você já está quase chegando na Cachoeira Primavera.

3m de altura
Poço de 40cm de profundidade

Queda da Cachoeirinha , beeem fraquinha

Poço da Cachoeirinha

Poço da Cachoeirinha, com referencia de profundidade

Poço da Cachoeirinha com a queda atrás
From Cachoeira Primavera e Cachoeirinha

A Cachoeirinha é um singelo poço  formado por água que cai pelas pedras. O poço é pequeno e tem solo arenoso. Tem profundidade constante em toda a sua extensão.

5,5m de altura
Não tem poço

Cachoeira Primavera

Cachoeira Primavera com referência para altura

Foto de cima da Cachoeira Primavera
From Cachoeira Primavera e Cachoeirinha

Micro-canion em cima da cachoeira Primavera

A Cachoeira Primavera não é um atrativo que se vá se desejar ficar muuuuito tempo. isso porque como não tem poço, você logo vai enjoar de ficar ali. Mas é um atrativo legal de conquistar e tomar um banhjo muito bom debaixo dela.

Também é possível subir no alto da queda e apreciar a queda lá de cima. Existe um micro-canionzinho lá em cima, mas não achamos que é seguro entrar nele.

Depois de curtir a ducha descemos tranquilos para a Cachoeirinha que estava vazia. Deu pra curtir bem bacana por ali. Tiramos algumas fotos e depois voltamos são,salvos, descansados e tranquilos de volta para Lençóis :)