Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cachoeiras Lendárias da Serra do Cipó

Este é um post merecidamente dedicado às Lendárias Cachoeiras (difíceis e/ou misteriosas da eterna Serra do Cipó).



Cachoeira de Deus
Cachoeira quase dentro do Travessão, nível dificilissimo. Não conhecemos nenhum relato de alguém que tenha chegado até ela e nem há fotos conhecidas dela. Seu acesso é complicado primeiro porque está longe de algum ponto de acesso e seus 2 ultimos kms de trilha se dão por uma trilha off-road, passando por variados obstáculos: subidas ingremes (sem trilha) passagem por água com mato e muitas pedras. O obstáculo final é o rapel. Não é possivel chegar a sua base sem fazer rapel. Como ainda não temos esse dote, também não temos de previsão de conhecê-la ainda.

A cachoeira que vem logo depois da Cachoeira de Deus é a Cachoeira Fantasminha, de onde pudemos tirar algumas fotos que evidenciam que ela existe (apenas não sabemos se existe um poço lá em cima. Mas tudo indica que no mínimo um pocinho existe.

Altura: ~50m (estimativa).
Poço : desconhecido.
Nível: dificilíssimo.
Conhecida: Não.
Previsão : ?

Aqui a Cachoeira Fantasminha
From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó


e ao fundo.... Cachoeira de Deus
From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó





Cachoeira Fantasma
Uma das incentivadoras a criação deste grupo. Cachoeira de nível difícil, também dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó. O acesso a essa cachoeira não é permitido e não existe uma trilha direta para ela. Ela tem basicamente 3 pontos de acesso, os 3 de nível difícil.

A cachoeira é protegida por uma mata ciliar grande que peneira trekkeiros amadores de trekkeiros-amadores-hard ou profissionais. Tem uma altura considerável e é muito bonita. Cada ponto de acesso possui um obstáculo sofrível: Via Tombador, apresenta uma floresta densa quase intransponível. Via Retiro Velho apresenta uma cachoeira ("no caminho") que requisita rapel (Cachoeira Drummond) e via Travessão ela impõe um grande morro bem cansativo (essa 3a. via é a mais viável)


Altura: ~60m.
Poço : médioNível: difícil.
Conhecida: Não.
Previsão : 2011

From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó



Cachoeira Polar
Cachoeira bonita e pouquíssimo divulgada, fica bem ao centro do Parque Nacional da Serra do Cipó. O Acesso a essa cachoeira não é permitido devido a tratar-se de um ponto frágil e crucial para a geografia de alguns rios na região. Por não ser permitido dormir dentro do Parque atualmente a chegada até ela se torna bem difícil por 2 razões: a trilha é de 30km e metade dela off-road, passando também por uma floresta densa nos seus 3 últimos kms.

Altura: ~50m.
Poço : médio / grande.Nível: bem difícil.
Conhecida: Sim, 2010.
From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó




Cachoeira Sem Nome
Cachoeira totalmente desconhecida e sem registros conhecidos. Fica bem no meio da Serra, entre Itambém do Mato Dentro e Santana do Riaco / Cardeal Mota. Temos poucas informações sobre essa cachoeira que é visível exatamente no meio da Travessia Travessão Braúnas. Fotos com zoom permitem observar que ela possui 3 quedas e que possui poço. Porém, como está no meio do nada, não há trilhas viáveis de se fazer em menos de 3 dias. Pelo mapa é possível observar uma floresta muito densa que protege essa cachoeira. Não temos previsão de conhecer essa cachoeira.

Altura: 3 quedas de 10 cada (estimativa).
Poço : possui, mas não dá pra saber o tamanho.Nível: difícilissimo.
Conhecida: Não.
Previsão: ?

From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó


Zoom:
From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó




Cachoeira do Travessão
Cachoeira de que temos poucas informações, apesar que um amigo nosso já chegou até lá. Apenas uma foto no Google Earth, com acesso bem dificultado pelo declive alto imposto pelo Travessão. Esta cachoeira é parada parcial pra quem vai até o Poço Andorinhões.

Altura: ~60m
Poço : pequenoNível: difícil.
Conhecida: Não.
Previsão: 2012

From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó




Poço Andorinhões
Um poço no meio do Vale do Travessão com um diâmetro de cerca de 50 metros. Alimentada por 1 rio que cai sobre ele desde o alto de Travessão pela parte direita. É possível que haja uma cachoeira num vão do Travessão próximo a esse poço. O acesso é bem complicado com os agraventes: descida muito íngreme juntmente com florestas densas. Não é possível conhecer esse poço em menos de 2 dias.

Poço : grandeConhecida: Não.Nível: bem difícil.
Previsão: 2012

From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó


Zoom:
From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó




Cachoeira do Funil
Cachoeira muito alta - talvez a mais alta da Serra do Cipó inteira, fora do Parque Nacional, apesar de bem próxima dele. Próxima também de Morro do Pilar. É preciso passar por propriedade particular para chegar até ela. Não existe uma trilha demarcada até ela e possui bastante mato e morros para que se chegue a ela. Além disso essa cachoeira é intermitente, tornando-se um paredão imponente quando sem água. Nível difícil. Estimamos que seja impossível chegar nessa cachoeira em apenas 1 dia, requisitando camping no meio do caminho.

Altura: ~150m
Poço : desconhecido.Nível: difícil.
Conhecida: Não.
Previsão: 2011


From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó




Cachoeira Braúnas
Cachoeira cercada de mistérios, pouco divulgada e com pouquíssimas fotos na internet. Possui 4 pontos de acesso, todos difíceis e desafiadores. O menor trecho pra se chegar a essa cachoeira é de 12km e muito pouco conhecido. Além disso é uma cachoeira protegida pelo Parque Nacional da Serra do Cipó, que não permite dormir no local, o que aumenta o brilho desta cachoeira.

Possui um poço muito grande (o maior da Serra do Cipó)e é "coberta" por um cânion o que imprime um desafio final até a sua conquista. Também possui uma cachoeira 'auxiliar' acima dela : Cachoeira Brauninhas.

Altura: ~65m
Poço : grande.Nível: bem difícil.
Conhecida: Não.
Previsão: 2010


From Cachoeiras Lendárias - Serra do Cipó







Visualizar Cachoeiras Lendárias da Serra do Cipó em um mapa maior

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cachoeira Andorinhas - Parque Nacional da Serra do Cipó - Revisita

Refizemos um excelente passeio no Parque Nacional da Serra do Cipó: Trilha para Cachoeira Andorinhas e Gaviões.

Início: Entrada (2) do Parque Nacional da Serra do Cipó
Destino : Cachoeira Andorinhas e Cachoeira Gaviões (ficam a 700m uma da outra)
Valor: R$6,00
Trilha Nível : Fácil
Sinalizada : Sim


Distâncias:
Entrada do Parque - Cachoeira Andorinhas : 6,59km
Cachoeira Andorinhas - Cachoeira Gaviões - 0,7km


Após um bom tempo sem fazer essa trilha, descobrimos a entrada do Parque (a segunda) em funcionamento novamente. Por um lado é "chato" porque você tem que pagar a entrada, por outro lado bom, pois as trilhas ficam mais conservadas, cuidadas, além de proporcionar segurança.


Agora que nosso grupo está com um contato muito mairo com o parque e conhecendo a fundo os projetos que eles possuem, começamos a ver apenas o lado bom da moeda. É muito gratificante ver o Parque como um parceiro e ver que a taxa que pagamos é merecida.

O Parque Nacional está ficando mais bem cuidado e administrado e a manutenção da trilha até a Cachoeira Andorinhas foi visível. A primeira vez que tinhamos ido lá, era muito fácil se perder em algum pontos. A entrada para Farofa de Cima também era um mistério.

Nessa nossa visita encontramos placas novinhas indicando o caminho além de interdição de "pseudo-trilhas" que induziam a erros (muitas delas que nós mesmos caímos em anos anteriores :)

A trilha para a Cachoeira Andorinhas / Cachoeira Gaviões é muito bem demarcada, sempre plana e sem passagem por matas ou água.


Curtam alguns detalhes da trilha (super recomendada para calouros na área testarem a sua resistência) e da cachoeira =D, perfeita para um passeio bate-volta.



Trilha clássica, em direção ao Travessão (mas você não chega lã não hein!)
From Trilha Cachoeira Andorinhas



Nova sinalização para as cachoeiras. A trilha está bem cuidada e bem sinalizada. O R$6,00 para o parque são bem pagos.
From Trilha Cachoeira Andorinhas



Segunda parte da trilha, sob árvores. Nos primeiros 3km você passa por 5 casas sempre a sua direita. O muro dessa foto é de uma dessas casas, (3 delas ainda são habitadas).
From Trilha Cachoeira Andorinhas



Suposto ponto para acampar dentro do parque - mas acampar não é permitido - a menos que haja autorização especial.
From Trilha Cachoeira Andorinhas



Depois de cerca de 6,30km de caminhada, fique para a direita, para chegar no semi-Canion de Andorinhas, a foto a seguir:
From Trilha Cachoeira Andorinhas



Segundo poço que antecede a queda. Bem bonito
From Trilha Cachoeira Andorinhas



Chegada na Cachoeira Andorinhas. A Cachoeira é formada por duas queda bem separadas.

Ficha:
Nome: Cachoeira Andorinhas
Quedas : 2 - queda livre
Altura : cada uma delas com cerca de 9 metros.
Ficabilidade no lugar : muito boa - uma pedra bem boa pra ficar sentado / deitado próximo a queda e outro pedrão inclinado um pouco para trás, pra deitar também.
Nadabilidade no poço : boa também, apesar de algumas pedras na aprte esquerda do poço, que podem enganar. Cuidado!
Pulabilidade no poço : média! Alguns pontos baixos pra pular, mas cuidado com as pedras. Pule no lado DIREITO do poço!!
Ficabilidade debaixo da queda : muito boa!
Custo Benefício : 4

From Trilha Cachoeira Andorinhas



Primeira queda:
From Trilha Cachoeira Andorinhas



Primeira queda, da lateral. Pra tirar essa foto é preciso atravessar o poço a nado (não da pra atravessar sem molhar)
From Trilha Cachoeira Andorinhas



Vista de cima da Primeira Queda. Visão legal!
From Trilha Cachoeira Andorinhas



Subindo as pedras, chegando na segunda queda. Não tem poço aqui. Não dá pra ficar muito debaixo porque as pedras são bem escorregadias
From Trilha Cachoeira Andorinhas


Poço da Cachoeira:
Ele tem um pedaço estreito e mais raso na parte esquerda(pra quem está olhando pra queda de frente). Essa parte chega até a queda que fica recolhida na esquerda de seu paredão também.
Na parte direita tem um quadradão BEM fundo que se alarga até o paredão da direita. Mas é tão meio escuro que dá meio medo de ir até lá (eu nunca enconstei minha mão no paredão direito).

Parece bem fundo esse poço.

Dimensões (estimativa ocular)
Comprimento : 10m
Largura : 35m
Profundidade : muito fundo

From Trilha Cachoeira Andorinhas


Esta foto mostra:
-A segunda queda da Cachoeira (eu já estou acima dela, aí)
-O poço da primeira queda
-Um poço ante-queda, que é raso, mas da pra relaxar também

Note o paredão alto que forma o semi-canion.

From Trilha Cachoeira Andorinhas



Visão total do poço. Perceba a parte escura (que dá meio medo de nadar) a esquerda da foto. Por ali é bem fundo
From Trilha Cachoeira Andorinhas



Cachoeira Andorinhas de Cima. Basta subir mais um pouquinho e você encontra essa singela cachoeira que cai numa fenda que fica linda na parte da tarde, como se vê.
A Cachoeira tem uns 5 metros, singela, mas bem bonita de se ver.

O poço é razoavel de bom também. Nessa foto eu estou no meio do poço já, nadando.
From Trilha Cachoeira Andorinhas


Curtindo a queda

Ficha
Cachoeira Andorinhas de cima
Altura : 5m
Poço : 8m x7m x3m (estimativa)
Ficabilidade debaixo da queda : média. Não tem muito como escorar
Ficabilidade no local : média. É bom pra tirar umas fotos, nadar e voltar.
Beleza : Nota 4.


From Trilha Cachoeira Andorinhas



No fim da tarde fomos pra Gaviões (um pouquinho mais acima) - mas não tirei fotos porque quis só curtir a cachoeira =) (mas pode procurar um post antigo que você ve detalhes desta cacho!)

A foto abaixo mostra a Cachoeira Gaviões vista desde o início do "semi-canion" da Cachoeira Andorinhas.
From Trilha Cachoeira Andorinhas



Um agradecimento especial ao caro Edward, que nos tem dado um grande apoio junto ao Parque Nacional da Serra do Cipó - esperamos que a nossa parceria dure muito :)
From Trilha Cachoeira Andorinhas





Vídeos:
Paredão no meio da trilha




Trilha



Poço Ante Queda - início do semi-canion




Atravessando o semi canion



Vista do poço (lá de cima)



Vista da queda de cima



Andorinhas de cima:




Plus! Mapa com pontos de água, casas pelo caminho e uma "trilha alternativa"


Visualizar Br.MG.Serra do Cipó - Cachoeira Andorinhas em um mapa maior

Download de Mapas:
Versão .gpx (para GPS's)
Versão .kml (para Google Earth)

Os Caçadores de Cachoeiras

Os Caçadores de Cachoeiras