Páginas

sábado, 10 de abril de 2010

Lapinha - Cachoeiras I

Lapinha da Serra
6 km (primeiro dia)
Nível Fácil

Referências:
http://www.lapinhadaserra.com.br/

Distância e Caminho:
Belo Horizonte - Lapinha : 156km

Passe por Lagoa Santa, em direção a Serra do Cipó. Daí existem duas opções:

  1. Virar no trevo de Baldim (caminho menor mas de mais terra)
  2. Seguir reto até Cardeal Mota e virar a esquerda (mais largo mas muito mais tranquila a estrada).

Obs: Estão pavimentando o trecho 2.

Roteiro Rápido:

  • Fica 12km depois de Santana do Riacho.
  • Santana do Riacho a Lapinha é estrada de Terra.
  • Existe ônibus que vai pra lá: BH - Santana do Riacho - Lapinha.
  • Lá é o início da Famosa Travessia Lapinha - Tabuleiro.
  • O turismo ainda é pouco desenvolvido na região.
  • Não há cobertura de telefonia celular (nem wi-fi): pelo menos até Abril de 2010.
  • Lapinha tem cerca de 300 habitantes.
  • Ainda não se paga nada para o acesso as cachoeiras. Aproveite!

Nós ficamos na Casa da Paty, casa de aluguel que encontramos utlizando a internet. A casa fica em um lugar privilegiado, de frente para o Lago do Distrito de Lapinha. Houve apenas dois pontos fracos da casa:

-Falta de gás
-Estrada de terra do Centro a Cidade até a casa um pouco complicada (cerca de 2km).

Mas não tem como se arrepender de se hospedar em Lapinha.

No primeiro dia fizemos um passeio mais light, porque estávamos cansados e sempre depois da viagem o gás se perde um pouco. Arrumamos a casa e voltamos para o centro.

Você pode deixar o carro no centro e começar um passeio desde lá. Indo em direção a montanha, já se vê a trilha para as 3 cachoeiras que ficam perto do Vilarejo.

Cachoeirinha
Cachoeira do Rapel
Cachoeira do Paraíso

As 3 muito fáceis de se chegar sem problemas.

O que é dificil achar na internet e mesmo entre as pessoas que visitam o local é o nome dessas cachoeiras e o acesso a elas.

As trilhas são muito simples, mas não há sinalização para elas. Para a do Rapel, por exemplo, é preciso acreditar que há uma cachoeira do lado esquerdo. E enfrentar a subida para a Cachoeira Paraíso.

Com as fotos abaixo, comentaremos a trilha do Circuito inteiro: Centro de Lapinha -> Travessia do lago -> Cachoeirinha -> Cachoeira Paraíso -> Cachoeira do Rapel.



Vista da Casa da Paty. Privilegiada. Essa é a visão para Sul-Sudeste. A uns 2km do Centro da Cidade. O lago é "nadável", mas realmente não é muito agradável de se entrar. Pelo menos nas partes do lago que visitamos. É que pra entrar, tem muito "matinho" e como a água é parada, o nosso instinto já nos diz que não é bom entrar ali. Uma boa pedida é alugar algum caiaque pra passear no lago (coisa que não conseguimos fazer (não houve tempo)).

From Lapinha

Esse é o meio de transporte oficial para atravessar uma parte do lago que existe em época de cheia para chegar as cachoeiras do dia. Como se vê na foto, o burrinho aguenta 4 gordin, ou 6 magrin. Mas se paga R$1,00. Claro que eu optei por um sengundo meio de transporte. A pé. Molha-se até quas a cintura mas é tranquilo de atravessar (água parada).


From Lapinha

Logo depois a travessia, este é o começo da trilha para as 3 cachoeiras "da cidade". É uma trilha bem tranquila e sem erro. Siga reto para subir a montanha. Aquela cachoeira que se vê desde baixo é a Cachoeira do Rapel.

From Lapinha
Tiramos essa foto na altura da Cachoeirinha, já. É uma foto virada para a cidade. Aí embaixo aparece o lago que tem que se atravessar.


From Lapinha

Essa é a Cachoeirinha, pelo menos esse é o nome que encontramos pela internet (uma vez que lá mesmo, ninguém soube nos informar o nome). Tínhamos inclusive nomeado a cachoeira (na ausência de um), mas pra não render, utilizamos esse nome encontrado no site oficial de Lapinha. Com cerca de 5 metros de altura, é um bom ponto de parada, mas só pra fazer um mergulhinho básico. O poço não é fundo, não é pra pular.

Dá tranquilo pra ficar debaixo da queda.
A água é escura, estilo Tabuleiro.

From Lapinha

Detalhe para o Poço de Cachoeirinha


From Lapinha
Foto tirada no meio do caminho para a Cachoeira Paraíso. Avistando aí o Vilarejo de Lapinha (completo! hehe, cerca de 300 habitantes). A trilha de Cachoeirinha para Cachoeira Paraíso é tranquila, apesar de ser uma subida forte, mas rápida.

É a trilha que segue os canos bem evidentes do lado direito de Cachoeirinha (pra quem está olhando pra ela). Suba até chegar ao topo da montanha.


From Lapinha

Aqui, apesar de não parecer, é "um dos" topos da montanha em direção a Cachoeira Paraíso. A trilha é tranquila porque , quando é que existem birfurcações, a chegada a cachoeira já é evidente. Chegado aqui, é só seguir "o fluxo da trilha", até chegar a Cachoeira Paraíso, que fica bem mais alta que a Cachoeirinha.

From Lapinha

Você ainda não chegou a Cachoeira Paradise (Paraíso). Depois daquele topo mostrado na foto anterior, você chega a um pequeno poço tranquilo, que ésse da foto abaixo. Desde esse poço, você tem duas alternativas: subir pelas pedras (mais rápido, e tranquilo até) ou pela trilha que segue pela direita, até chegar a Paraíso. (uns 50 metros mais de subida). Na foto você também percebe várias trilhas, uma delas que leva até o Pico do Breu. O Pico do Breu é esse monte aí do lado, que dá uma bela vista da região também, mas que infelizmente não tivemos tempo de fazer.

Segundo alguns relatos, a trilha é tranquilona, e encontramos gente até que a fez de chinelo.

From Lapinha

Chegou! Cachoeira Paraíso. É um filete de água ao leo do vento. Importante lembrar que isso é em época de cheia. Provavelmente no inverno, você não encontrará esse filete. O poço é tranquilo e de tamanho médio. Cerca de 25 metros de comprimento por 10 de largura. Há muitas pedras escondidas. Cuidado ao pular. Já a queda, apesar de parecer suave, dói um pouco, quando se chega embaixo dela. E é interessante ver como o vento muda a direção da queda. Observação é que é proibido nadar nesse poço!!!! ok.. nós fomos fora-da-lei, mas... todos que estavam lá estavam nadando. Particularmente, acho que deveriam ter conectado os canos da cidade ao poço ACIMA dessa cachoeira, para não proibir o nado nesse poço (o que é meio ridículo). Será que os moradores acreditam que ninguem nada lá? Então, por via das dúvidas, não tome a água da torneira de Lapinha, hehehe. Ou se tomar, vermífugo depois.

From Lapinha

Cachoeira Paradise. Acredito que deve ter uns 40 metros de altura, mais ou menos.

From Lapinha

Quase debaixo dela. Legal demais!

From Lapinha

Depois de curtir um bocado a Cachoeira Paraíso, descemos pelo mesmo caminho que subimos. Talvez a que seja mais fácil de passar batida é a Cachoeira Rapel, porque ela fica escondidinha na lateral. Para achá-la: A partir da Cachoeirinha, siga pelas pedras a esquerda (supondo que vc está olhando para a queda). Daí você encontra uma trilha que sobe uns 40 metros até a cachoeira. Pessoalmente, eu achei a Cachoeira do Rapel mais bonita que a Paraíso, devido a sua queda ser diferente. Veja:

From Lapinha

O poço dela é mais inteirão também (menos pedra), o que sempre é mais bacana, pra quem gosta de nadar. Quanto a ir até o pé dela, também é tranquilo, mas como se vê não tem pedras pra vc se apoiar (não dá pé). Mas dá pra segurar, com as mãos , nas pedras de sua queda. La embaixo as pedras se curvam numa negativa forte, o que dá um certo medo, dando a sensação que a água se "esvai para dentro" das pedras, para um buraco negro. Por via das dúvidas eu não me arrisquei me largar muito debaixo dela, ehuah. Mas é super tranquila. Um pouqinho antes de se chegar a ela também existe um pocinho com uma queda de uns 2 metros, também legal de se ficar.

From Lapinha

Detalhe importante: nós tivemos sorte de não pegar chuva nesse dia. Fique atento, as chuvas REALMENTE fazem o fluxo de água aumentar bastante (não é papinho não..) o que pode dificultar a passagem do lago, la embaixo. A Cachoeira do Rapel fica intransitável com chuva. Nós não estávamos lá quando aconteceu, mas no terceiro dia, nós , voltando de outra cachoeira, vimos ela de longe, totalmente descontrolada por causa da chuva. No último post da Série Lapinha mostramos essa Tromba. Um abraço e até o segundo dia!

Vídeos:


Vídeos:

Cachoeira Paraíso



Cachoeira do Rapel

6 comentários:

Tiago Castro disse...

Esse teu blog eh oq há!
Me ajudou demaais.. vou pensar em colaborar com ele tbm.. abraço

Diego disse...

E aí Tiago! Mande seu contato. Vamos trocar ideia , blz? =D

KBS Cliffhangers disse...

Pessoal do Site.
Temos um grupo que procura cachoeiras para Rapel.

www.cliffhangers.com.br
https://www.facebook.com/cliffhangersbh?ref=hl

Gostaríamos de manter contato e trocarmos uma idéia. Se tiver Facebook podemos conversar melhor sobre cachoeiras que vocês já desbravaram e pedir algumas dicas.

Gostaria de pedir sua autorização para colocarmos o link da pagina de vcs no nosso site ou facebook

Abs

Tadeu Nepomuceno
tjnepomuceno@msn.com
contato@cliffihangers.com.br

Diego disse...

OI Tadeu, brigado pelo contato!
eu te enviei um email,

um abraço!

Anônimo disse...

Muito inteligente nadar na cachoeira onde é feita a captação de água da cidade. Li em vários sites de turismo e conheço várias pessoas que foram e não nadaram por saber desta informação. Pelo jeito vocês também sabiam.

Anônimo disse...

Não deviam ter nadado na do Paraíso. Simples assim !!! Jeitinho brasileiro até nas trilhas !?

Os Caçadores de Cachoeiras

Os Caçadores de Cachoeiras