Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2009

Praia Brava e As Ilhas - postergado

Estive em São Paulo no fim de semana, mas a chuva foi #semparar. Consegui marcar o ponto inicial da trilha para a Praia Brava, porém, era uma subida pela grama numa montanha a 45o. Muito arriscado de se fazer com chuva. Aventura adiada! #damnthing

Pra não passar batido, vale documentar os pontos que eu marquei usando o google maps e o GPS. Marquei 3 ilhas e o início da trilha para praia Brava. As fotos são de uma viagem que já havia feito para As Ilhas, que fica em frente a praia de Cambury, no litoral norte de São Paulo.

As Ilhas
É uma ilha pequena que possui duas prainhas. Fora de época vira um paraíso. É possível chegar lá com passeio de barco (aluga um barco na praia de Cambury ou Boiçucanga e vai pra lá. Viagem rápida). O barco te deixa na ilha e marca um horário de volta.
Vegetação no meio da Ilha (indo para a parte sul dela)
Desde a praia maior, dá pra chegar facilmente na prainha menor que fica escondida do lado de trás. Só é preciso andar um pouco nas pedras.
Visão da Prainha, de quem chega
Mar tranquilo na Prainha da Ilha (foto tirada nadando)
Passagem interessante da água do mar, entre pedras na porção sul da ilha

Ilha dos Gatos
Dentre o conjunto de ilhas das proximidades é a menor delas. Ainda não conheci essa ilha mas é igualmente muito bonita. Existe uma trilhazinha a ser feita nela, onde você chega numa famosa mansão abandonada que fica em cima de um morro lá. Mansão não mais habitada.

Praia Brava (1)
Existem várias Praias de nome Brava no Brasil.. só em São Paulo sei que existem duas.. e é fácil confundí-las, porque ambas são vizinhas de praias também homônimas. As duas Bravas ficam próximas a Praia de Cambury. Esta que falo fica mais próxima a Boiçucanga (já a outra fica perto a Ubatuba).

A Praia Brava não é de difícil acesso. A maioria dos sites diz que demora-se de 2 a 4 horas pra fazer a trilha até lá. Porém, já ouvi relatos de pessoas (até pessoas não acostumadas com trilhas) que conseguiram fazer a trilha em apenas 1 hora. O google Maps indica que são menos de 2 kms de trilha, logo , é bem possível que o tempo seja por aí mesmo.

O único que dificulta a trilha mesmo (ao que parece) é o início dela, que é uma subida considerável sobre a grama. (eu vi apenas o início da trilha).

Para chega ao início da trilha, deve-se atravessar a ponte de Boiçucanga (na estrada em direção a Maresias) e virar a primeira rua (de terra) a direita. Essa é a rua do Maquinista..
deve-se seguir adiante sempre de olho em sua esquerda. Haverá uma que dá direto num cano da Petrobrás (que sobe a montanha). É aí que a trilha se inicia (vide ponto marcado no mapa abaixo).

Não conheço a praia, mas trata-se de uma praia deserta mesmo, com um mar mais arisco (daí o nome) próprio pra surfistas. Pelo Google Earth da pra ter uma idéia de como a praia é. Passeio simplezinho que deve valer a pena.

Há também uma pequena queda de água (2 metros) nessa praia, que fica no canto direito.

Cachoeira do Itu
Ou também conhecida como Cachoeira de Boiçucanga, essa é a primeira queda (a mais conhecida) dentre as 3 quedas do Rio Itu, que desagua no mar de Boiçucanga. Infelizmente eu não tenho o caminho traçado precisamento no mapa e está dificil localizar exatamente, porque no Google Maps a parte do rio está com muitas nuvens. Mas não é difícil de se chegar. Deve-se seguir pela Estrada do Cascalho (que começa na Rodovia Principal). Deve-se seguir ela bastante até encontrar com a estação da Sabesp. A partir daí só é possível seguir a pé.

Vegetação durante a Trilha da Cachoeira Itu

Não me lembro detalhes da trilha (fico devendo) mas me lembro que é preciso atravessar o rio (umas duas vezes) e que existe uma bifurcação traiçoeira onde deve-se virar (e não continuar reto!) para chegar a primeira queda. Se continuar reto, vai parar láaaa em cima do outro lado. Fique de olho. As fotos abaixo são de alguns anos atrás. Algumas informações sobre a trilha neste site:
http://www.saosebastiaosp.com.br/cachoeiras.asp

Perfil esquerdo da Cachoeira Itu (fim da queda)
A cachoeira deve ter uns 13 metros e a vegetação em volta da trilha é bastante densa.

Cachoeira Itu - 13 metros de água forte (no verão)

Além dessas pequenas ilhas, um passeio mandatório é a Ilha Bela (Ilha de grande porte) que possivelmente terá vários posts dedicados aqui. Até a próxima!

Resources:

Fotos:
aqui e aqui

Mapa:


Visualizar Ilhas e Praia Brava (SP) em um mapa maior

Nenhum comentário:

Os Caçadores de Cachoeiras

Os Caçadores de Cachoeiras