Páginas

quarta-feira, 25 de março de 2009

Circuito Gaviões - Congonhas - Andorinhas

[em construção]
Destinos: Cachoeira Gaviões + Congonhas + Andorinhas
Ponto Inicial: PousadaFazenda do Engenho
Distância Aproximada : 9,05 km (ida)
Cachoeiras alcançadas (total) : 3
Altitude Inicial : [verificar]m
Altitude Final : [verificar]
Altitude Máxima no percurso : = ~[verificar]
Variação de Altitude da trilha : =~ [verificar]
Passagens pela água : Sim (fácil)
Trilha bem demarcada : Médio
Perigo de perder : Sim
Dificuldade : Média/Difícil
Desbravadores: William e Diego



No segundo dia da Caça entitulada "Em Busca da Cachoeira Fantasma" , fizemos um passeio com poucas chances de dar errado, mas com dificuldades físicas (bem pesado).

O roteiro desta trilha foi o seguinte:

Primeira parada Rápida : Cachoeira de Gaviões
Segunda parada: Cachoeira de Congonhas
Terceira parada: Cachoeira de Andorinhas

Informações Iniciais

Antes de começar a trilha, perguntamos na famosa pousada (último ponto de contato entre a civilização e a trilha do Travessão) como se chegava a cachoeira Congonhas.

Lá nos informaram que, seguindo, inicialmente, pela trilha Andorinhas/Gaviões, devia-se virar a esquerda, assim que possível para ir a Congonhas. Isso nos levou a pensar que tal conversão a esquerda era a tal bifurcação traiçoeira na primeira parte da trilha.

Início da trilha - gás total
Começamos a caminhada as 10 da manhã em ponto. Não quisemos acreditar que a trilha para Congonhas era a tal bifurcação e assim, continuamos reto. Depois de cerca de 45 minutos de caminhada encontramos uma trilha menos pisada a esquerda (bifurcação em Y) e acreditamos que fosse aquela. De acordo com o atendente da Pousada, não passaríamos por Gaviões.

Bifurcação Traiçoeira - visão de quem está indo. Siga reto!

A trilha não estava muito boa mas ainda assim seguimos um tempo. Daí, alcançamos um casal que ia na mesma direção (eles haviam passado por nós um pouco antes, de bicicleta). Avistando-os, demos uma corrida pra perguntar a eles se estávamos no caminho certo.

Trilha Direta ou Trilha Alternativa
O cara rapidamente nos informou que nós éramos "loucos" por querer ir a Congonhas. Segundo ele, COngonhas ficava a aproximadamente 7kms de desde Gaviões! Se ele estivesse certo, a chance de fracassar com Congonhas era grande. Mas não era isso que o nosso mapa e instinto diziam.

De toda forma, ele disse que a trilha não era por ali. Segundo ele a única trilha possível era realmente por Gaviões (começando por Gaviões). Isso contrariava o que o homem da Pousada dizia. Mas.. como no momento não tinhamos mais onde nos escorar, aceitamos a observação dele. Também o ajudamos informando que Andorinhas se encontrava pela trilha principal, trilha essa que eles não haviam seguido (também estavam perdidos).

Voltamos juntos para a trilha principal papeando um pouco e trocando informações sobre pontos ainda desconhecidos por nós. Quando avistamos o rio do nosso lado direito, o casal seguiu por ele, talvez para procurar a trilha de Andorinhas pelo leito do rio (ou não). (A trilha ficava, na verdade, um pouco mais adiante).

Wiliam e eu continuamos sem maiores problemas pela trilha principal chegando facilmente em Gaviões, após 1h 35 min de trilha. A cachoeira ainda estava deserta. Descansamos cerca de 5 minutos (pequena nadada) e começamos a caça por Congonhas.

Perfil da Cachoeira de Gaviões -
Sem molhar, pela trilha de pedras à esquerda



Início da Trilha à Congonhas - via Leito de Gaviões
Dá pra chegar na queda de Gaviões pela parte esquerda do leito (há um espaço pra se passar entre as pedras facilmente). Logo, sobre Gaviões, você encontrar a segunda queda que é bonitinha também. Durante toda subida até Congonhas se é recompensado pela vista e por inúmeros pocinhos pra se nadar.

Só que, como não sabíamos a dimensão da trilha, não paramos em nenhum poço. Foi uma caça direta, sem paradas.

Quedas Intermedíarias de Gaviões
No início da caminhada para Cachoeira Congonhas

A parte mais difícil da "trilha" - que não é efetivamente uma trilha, porque sobe-se todo o tempo pelo leito do rio, sobre as pedras - é ainda no começo da subida (em direção ao paredão de Gaviões), onde há lugares que deve-se pensar bem que lugar subir.. - uma leve escalada digamos assim.

Após alcançado o paredão de Gaviões, segue-se sempre pelo leito, sem problemas. Pode haver problemas, claro, se começar a chover, o que, segundo Murphy, era o nosso caso, hehe.

Fomos bem rápido. Sem parar, alcançamos a Cachoeira de Congonhas em 50 minutos.


O Paredão de Gaviões
A partir desse ponto a trilha sobre pedras é fácil


Cachoeira de Congonhas
A Cachoeira de Congonhas deve ter por volta de 12 metros [verificar dado] e tem uma queda bem dispersa (uma certa semelhança a Farofa). O poço, como em Gaviões, é muito amigável (poucas pedras) mas afunda rapidamente. Por ser uma Cachoeira em cima da montanha, é fácil se infiltrar pelas laterais dela. Na verdade é fácil se infiltrar pelo lado esquerdo dela, onde há pedras para andar e pouco mato (por ser lá no alto, há menos mato, o que facilita o caminhar). Do lado direito existe um paredão que acompanha até chegar a queda.


Cachoeira de Congonhas
Queda com água bem distribuída


É possível continuar subindo pelo leito do rio, mas não conseguimos fazer isso porque após apenas 15 minutos olhando a nova conquista, gotas começaram a sair do céu - para nosso desespero.

Pegamos nossas coisas e começamos a descer - rápido.

Dificuldades da Trilha Congonhas - Gaviões
O problema em trilhas sobre pedras é que correr não é uma tarefa muito fácil , imagine com as pedras molhadas pela chuva que se iniciava. Tombos na certa, foi o que tivemos.

Por sorte, após 10 minutos descida, a chuva parou (se não parasse era grande a chance de ficarmos presos na parte dificil da trilha - quando encontraríamos o paredão e é preciso a ajuda das mãos pra descer).


Queda em 45 graus
Um pouquinho abaixo da Cachoeira de Congonhas



Murphy nos abandonou um pouco, no entanto e chegamos bem rápido em Gaviões. (50 minutos cravados na descida, levando em consideração que estávamos bem cansados, com sede e com pedras molhadas, a descida foi a jato).

Chegando lá, a idéia era descansar em Gaviões e voltar pra casa, porque não tinhamos muito tempo nem muito pé. Mas por termos conseguido um tempo tão bom na descida, decidimos que ainda era possível realizar mais uma conquista: Andorinhas!

Sabíamos que a trilha não era difícil. É que apenas não tinhamos muito tempo pra fazê-la. E o gás começava a se esgotar. Whatever, fomos! (esse é o espírito de caça!)

Trilha Gaviões - Andorinhas
Pra chegar em Andorinhas a partir de Gaviões é só começar a voltar a trilha original sempre de olho no paredão de Andorinhas a esquerda. Uma trilha aparece a esquerda quase perpendicular ao rio. Deve-se atravessar o rio (molhar) pra chegar do outro lado (não existe uma trilha seca, ao que parece (não encontramos)). Mas molha-se só até o joelho. É bom tomar cuidado com os tombos! heheheh.

Passando o rio, existe uma trilha até o começo do paredão Andorinhas: cerca de uns 3 minutos apenas. Depois disso deve-se acompanhar o leito do rio (não tem erro). Diferentemente de Gaviões, pra chegar na queda de Andorinhas, existe um pedacinho de trilha sobre pedras, o que deixa a chegada a Andorinhas um pouco mais demorada. Não é difícil -pra nós foi um pouco desgastante porque estávamos cansados e não esperávamos por essa surpresinha matadora final. Demoramos 55 minutos de Gaviões até Andorinhas (pensávamos que fosse menos, é certo).


Trilha sobre pedras pra chegar a Andorinhas
(Cachoeira ao fundo)


Cachoeira de Andorinhas
A Cachoeira de Andorinhas é bonita e seu poço é bem "presente". A cachoeira é formada por duas quedas (pelo menos as mais visíveis desde o poço principal). Talvez seja a mesma altura de Gaviões (uns 10 a 15 metros) [verificar dado]. E depois uma segunda queda menor de uns 5 metros.

O Poço
Dos poços visitados nesse dia trata-se do poço mais "inóspito". Ele não oferece uma recepção fácil para suas águas. É poço daquele tipo que você está numa pedrinha e tem que pular (não dá pra entrar aos poucos). O poço é bastante profundo e bem cheio de pedras. Deve-se ter cuidado ao pular (porque a tentação é grande). Num de meus pulos eu acabei tendo golpe de vista errado , no momento de subir da imersão, ralei meu joelho feio numa pedra que eu não havia visto (por sorte não bato a cabeça..).



Cachoeira de Andorinhas

A precaução então é olhar bastante antes de pular, ainda mais depois de um dia de chuva (que foi nosso caso) o que deixa a água bem turva disfarçando as pedras maliciosamente.

Dá pra ficar junto a queda, apesar que, pelo menos naquele dia, a água estava caindo bem forte, chegava a doer.

A Volta mortal
Agora... vida de caçador de cachoeiras não é fácil... o nosso destino foi traçado por nós. E a nossa decisão foi abrir mão da vida mansa de ficar deitado em Gaviões só pra conhecer Andorinhas. Ficamos só uns 20 minutos por ali. Recuperamos a energia e as águas (com fonte contaminada) e começamos o caminho de volta.

No começo da volta perdemos um pouco de tempo tentando achar uma trilha um pouco melhor entre Andorinhas e a trilha normal (pensávamos que havia outra) mas não.. não tinha.. Na volta dá pra se enganar um pouco, porque o leito fica bem disperso e dá margem pra ir pra lugares "sem saída". É aconselhável ficar sempre mais a direita (pra aquele que está de costas pra cachoeira) pra chegar perpendicularmente ao leito do rio que tem que se atravessar.

Dificuldade da Trilha Andorinhas
Como nós saimos meio tortos, acabamos chutando o balde (estávamos muito cansados) e passando pelo leito num lugar mais dificinho e achando na marra a trilha principal (que tínhamos errado um pouco). Achamos fácil. A partir daí, a trilha não tinha mais surpresas pra gente. Apenas chão mesmo.

Volta forte
Não cronometrei o tempo de volta, mas voltamos num passo realmente forte. Não paramos em nenhum local e não cometemos nenhum erro. Mas é certo que, os últimos 2km, como já sabido, foram quase mortais, hehuaeh. Cheguei minguado e sem pernas na famosa Fazenda do Engenho. No último km eu me lembro bem que mal conseguia conversar com Wiliam.. foi só mesmo na Coca-Cola que eu pude voltar a sorrir e curtir as fotos que tinhamos tirado.

A Caça desse dia foi estonteante e inesquecível. Uma das mais pesadas que já realizei até hoje.

Trilha Principal para Cachoeira Congonhas existe!
Obs: Uma semana depois dessa viagem, nosso amigo Fábio, grande desbravador retornou a Gaviões + Congonhas constatando que existe sim uma trilha direta para Congonhas, como nos havia dito o dono da Pousada. Ao que parece, era a trilha onde estava o casal que subestimou nosso trabalho neste dia de caça narrado aqui. É uma entrada para esquerda e não se trata da bifurcação traiçoeira. Segue a foto da trilha vista a partir da trilha principal para Gaviões.


Trilha principal para Congonhas


[em construção]


Resources:

Distâncias:
3.5 milhas (5,6km) (primeira parte da trilha)
0,26 milhas (418m)(bifurcacação andorinhas gavioes)
0,88 milhas (1,41km) (de gavioes a congonhas)
0,14 milhas (225m) (trilha para andorinhas)

Fotos:
aqui
[em construção]

Nenhum comentário:

Os Caçadores de Cachoeiras

Os Caçadores de Cachoeiras